segunda-feira, 25 de junho de 2012

Participamos da RIO+20 e dividimos aqui um do que aprendemos neste importantíssimo evento


     Cúpula dos povos

 Reunidos no Rio de Janeiro, milhares entre afrodescendentes, indígenas e demais grupos sociais, cada qual com suas finalidades e reivindicações. A viagem foi longa e cansativa, mas valeu cada segundo dentro do ônibus, pois ali estavam pessoas de diferentes municípios do estado do Rio grande do Sul. Representantes do Quilombo Silva, Quilombo Fidélix, Quilombo do Morro Alto e Quilombo do Areal.
Sabendo que o foco de todo esse deslocamento é a sustentabilidade, fomos até a tenda dos catadores de papel onde conhecemos o projeto Aruanda presidido por um argentino. Ele nos explicou a origem do nome do projeto: “Os Orixás são amigos da natureza, no tempo em que eles viviam na terra nunca cortavam as árvores e sim aproveitavam os galhos que caiam no chão, cortavam apenas em último caso, mas para cada árvore cortada se plantava o número de árvores igual ao número de dedos dos pés e das mãos”.
Essa mentalidade cairia como luva para nossos governantes e para a população.

                            



Questões sociais

A cúpula dos povos foi criada para que questões sociais e ambientais fossem discutidas na conferência Rio + 20, teve início no dia 13 de junho e término no dia 23 do mesmo mês. Durante esse período as pessoas foram recebidas no Aterro do flamengo, localizado na cidade do Rio de Janeiro.
A Rio + 20 tem por objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, tratando também dos principais assuntos reivindicados pelas principais cúpulas, abordando temas novos e soluções em curto prazo. Abrindo portas para que sejam avaliados os desafios que certamente futuras gerações enfrentarão, como a discriminação e suas próprias necessidades.
A cúpula dos povos faz parte de um processo de acúmulos históricos e convergências das lutas locais, regionais e globais, que tem como marco político a luta anticapitalista, classista, antirracista, antipatriarcal e antihomofóbico.
O objetivo da cúpula é aproveitar o evento da Rio + 20 para torná-lo uma oportunidade de discutir os graves problemas enfrentados pela humanidade, demostrando a força política dos povos organizados paralelamente ao evento.

                                               
                               



Preconceito racial

Não tem como falar de cultura Africana sem tocar na questão do racismo. É um problema antigo que tem grande influência nas relações injustas de trabalho e nas evidentes desigualdades sociais. Nos últimos séculos o crescimento econômico em parte se deu pela exploração da mão de obra escrava em atividades produtivas.
O racismo ainda existe, contanto de forma mascarada, pois a realidade social e econômica de diversos países vem da influência desta questão histórica de desigualdade: a pobreza, baixa renda econômica e a dificuldade de acesso a certos serviços.
Por isso ocorrem diversas manifestações, tais como esta que participamos que lutam contra a discriminação racial, a xenofobia e luta a favor dos direitos.
“Enquanto o negro brasileiro não tiver acesso ao conhecimento de si próprio a escravidão cultural se manterá.” Portanto é preciso que os afrodescentes conheçam e tenham orgulho da sua história, buscando assim direitos iguais dentro da sociedade em que estão inseridos.

                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário