segunda-feira, 25 de junho de 2012

Inclusão da Cultura Africana no currículo escolar

Em um dos debates que participamos, estavam reunidos alguns integrantes dos quilombos a qual acompanhamos, e a questão em discussão era como as escolas estavam trabalhando a cultura negra na escola dos seus municípios, e o que foi relatado é que as escolas ainda não trabalham essa questão de maneira que contribua significativamente para o conhecimento dos alunos.
Desde que foi aprovada a lei 10.639  as escolas passaram a incluir o ensino da cultura africana no currículo escolar, devendo trabalhar a luta do povo negro no país englobando a historia afro- brasileira nas áreas social, econômica e politica. Porém o que realmente é preciso dar enfase no estudo sobre a cultura africana é a valorização e o respeito desconstruindo concepções preconceituosas em relação a esta cultura.



Sugestões para trabalhar cultura africana em sala de aula

EDUCAÇÃO INFANTIL

Podemos trabalhar brincadeiras, jogos e canções de origem africana. E principalmente exibir filmes, teatros e brincadeiras que trabalhem conceitos étnicos e raciais.

ANOS INICIAIS

Trabalhar a História fazendo com que os alunos pesquisem sobre a cultura e diversidade para que possam relacionar quais elementos da nossa cultura tem influencia africana, trazendo assim debates para a sala de aula a este respeito.

EJA

Trabalhar a partir dos direitos humanos e de igualdade (reportagens de jornais e revistas, estatísticas), discutindo a ideia de como o negro é visto na nossa sociedade, as causas disto, e que medidas podem ser tomadas para reverter a questão da desigualdade.

Os educadores devem trabalhar além da escravidão, buscando novos conhecimentos que façam com que os alunos negros ou não compreendam que os afro- brasileiros possuem uma rica historia cultural que faz parte da historia da humanidade.

Um comentário: